16 de julho de 2026

Curso de costura industrial capacita mulheres atendidas pela Casa Rosa Mulher em Rio Branco

Iniciativa reúne Prefeitura, Semulher e Senai para ampliar oportunidades de renda e fortalecer a autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Curso de costura industrial capacita mulheres atendidas pela Casa Rosa Mulher em Rio Branco
Mulheres participam de curso de costura industrial na Casa Rosa Mulher em Rio Branco.

Mulheres atendidas pela Casa Rosa Mulher, em Rio Branco, iniciaram nesta quinta-feira (16) um curso de costura industrial voltado à capacitação profissional e geração de renda.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e o Senai, por meio de um termo de convênio viabilizado por emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales.

- Publicidade -

Além da formação, o espaço recebeu equipamentos para a realização das aulas, incluindo máquinas industriais e materiais utilizados no processo de aprendizagem.

Capacitação busca ampliar autonomia financeira

Representando o prefeito Alysson Bestene durante a cerimônia de início do curso, a primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, destacou que a iniciativa cria novas possibilidades para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade social.

“É uma oportunidade de aumentar a renda, de outros ares para essas mulheres que já vêm sofrendo vulnerabilidade social”, afirmou.

Segundo ela, a parceria com o Senai deve ser ampliada para outros públicos e espaços administrados pelo município.

Roberta também citou a Casa Fio a Fio, localizada no conjunto Rui Lino, que oferece cursos voltados à autonomia econômica feminina. O espaço foi inaugurado em junho com investimento municipal de R$ 355 mil.

MPAC destaca importância da qualificação

A promotora de Justiça Diana Pimentel, do Ministério Público do Acre (MPAC), acompanhou a aula inaugural e destacou o trabalho conjunto entre as instituições envolvidas.

“Hoje é um dia de muita alegria, um sonho que está se concretizando. Nós estamos aprendendo a trabalhar em rede, e o resultado desse trabalho unido, de todos os órgãos, é poder ajudar na proteção dessas mulheres”, declarou.

Para a promotora, a formação profissional também funciona como uma ferramenta de prevenção e fortalecimento da dignidade.

“Profissionalizar as mulheres para que elas tenham oportunidade de trabalho, oportunidade de ganhar o seu dinheiro, para cuidar de si mesma e de sua família, e para começar uma nova vida”, afirmou.

Aluna com deficiência participa após adaptação de máquinas

Entre as participantes está Adaíres Costa, de 56 anos, que possui paraplegia em consequência de uma poliomielite contraída ainda na infância.

Atendida pela Casa Rosa Mulher desde 2025, ela contou que sempre teve o desejo de aprender a costurar e decidiu participar do curso assim que soube da oportunidade.

“Para mim é a realização de um sonho desde criança. Vi a minha avó costurar e eu tinha muita vontade de costurar, mas eu sou paraplégica”, relatou.

Para garantir sua participação, duas máquinas foram adaptadas para que ela pudesse operar os equipamentos utilizando as mãos.

Segundo Adaíres, a adaptação permitiu que ela realizasse um sonho antigo e planejasse uma nova fonte de renda.

“Esse é o meu objetivo, trabalhar com reparos. Fazer bainha, apertar aqui, ali. Esse é o meu sonho”, afirmou.

Senai destaca formação profissional

O diretor-geral do Senai, César Dotto, afirmou que a instituição participa da iniciativa com foco na formação profissional das participantes.

Segundo ele, o curso oferecido possui uma qualificação específica para o mercado de trabalho.

“Nós trouxemos aqui um curso de formação, mas não é um curso qualquer. É um curso de formação em costura industrial”, destacou.

Por Allyson Barros