O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Cyber Shield, visando combater crimes de extorsão praticados por organizações criminosas na internet. As vítimas eram selecionadas em grupos de aplicativos de troca de mensagens, especialmente aquelas envolvidas em cargos públicos importantes no Distrito Federal ou familiares de autoridades públicas.
Os criminosos criavam grupos específicos para atrair essas vítimas e, após identificar seu perfil, realizavam pesquisas mais aprofundadas com acesso indevido a bases de informações sigilosas da segurança pública. A organização criminosa, então, utilizava as informações obtidas para ameaçar as vítimas e seus familiares, exigindo transferências de Pix sob a ameaça de divulgar dados sensíveis.
A operação resultou em cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisões temporárias, sendo quatro pessoas detidas. Os criminosos atuavam principalmente em Feira de Santana e Salvador, na Bahia, além de Pirituba e São Paulo, em São Paulo, e tinham conexões com facções criminosas nos respectivos estados. Confirmados os crimes, os envolvidos podem responder por extorsão, com aumento de pena pela participação de duas ou mais pessoas, e invasão de dispositivo informático, com aumento de pena pela obtenção de informações sigilosas.
Via Agência Brasil.