Devido à elevada ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais e unidades de saúde do estado, a Secretaria de Saúde (Sesacre) anunciou medidas para ampliar a capacidade de atendimento. Nessa perspectiva, serão abertos 14 novos leitos distribuídos entre o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO-AC) e a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). A Fundhacre, que atualmente dispõe de 10 leitos, receberá um acréscimo de seis unidades, enquanto o INTO-AC contará com a criação de oito novos leitos.
No caso específico do INTO-AC, além da criação dos novos leitos, a unidade receberá a transferência de 10 leitos da Fundhacre para viabilizar a reforma do espaço destinado às UTIs. Portanto, o INTO-AC ficará temporariamente com 18 leitos de UTI, dos quais oito serão fixos.
Conforme informações divulgadas pela Sesacre nesta quinta-feira (18), o estado conta atualmente com 67 leitos de UTI para adultos, dos quais 61 encontram-se ocupados. Destaca-se que no Hospital Santa Juliana, os 20 leitos disponíveis estão completamente ocupados. No que diz respeito aos leitos de UTI infantis, dos 75 existentes