O Estado do Acre conta atualmente com 11 parlamentares federais, sendo 8 deputados federais e 3 senadores. Nas Eleições de 2022, todos eles obtiveram votos em Sena Madureira, no entanto, a grande maioria ainda não deu prioridade para que cursos da Ufac sejam implantados no município.
Pelo o que se tem notícias até agora, dos 11 parlamentares federais, somente o Deputado Gerlen Diniz (PP), se preocupou com essa causa. Em 2023, Gerlen destinou uma emenda de 750 mil reais para que a Ufac implante o curso de Direito em Sena Madureira. A verba carece de liberação para que, efetivamente, as vagas sejam abertas.
Em se concretizando, será algo inédito para Sena Madureira, visto que, ao longo dos anos são raríssimas as oportunidades ofertadas pela Ufac em Sena.
Se os demais parlamentares também priorizassem a Educação superior, outros cursos regulares poderiam ser trazidos para Sena Madureira, gerando novas oportunidades para a nossa juventude.
É sabido que todos os anos dezenas de jovens terminam o ensino médio em nossa cidade, contudo, a esmagadora maioria não dá sequência aos estudos porque não tem como se manter em Rio Branco ou em outro Estado. Desse modo, ficam relegados à própria sorte.
A educação muda a vida de qualquer pessoa. Isso é fato. Para tanto, é preciso que seja oferecida a todos e não restrita a uma pequena minoria que tem condições de pagar seus estudos e fazer o curso que bem entender.