Segundo dados provenientes de uma pesquisa conjunta entre o IBGE/PAM (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Produção Agrícola Municipal), AbraFrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) e FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Acre registrou uma produção de banana avaliada em 93 milhões de reais em 2022, consolidando-se como a principal fruta cultivada no estado.
O Brasil, por sua vez, destaca-se como o maior produtor mundial de suco de laranja (61%) e o principal exportador (72%) dessa commodity. Além disso, globalmente, o país figura em terceiro lugar entre os maiores exportadores de frutas, com um total de 58 milhões de toneladas em 2022.
A diversidade da produção de frutas no Brasil é notável, abrangendo desde frutas amplamente conhecidas, como banana, laranja, uva e tomate, até variedades típicas como açaí, jabuticaba, guaraná e graviola. Apesar do expressivo volume de exportações, o mercado interno ainda continua sendo uma prioridade para o país.
Via Contilnet.