24 novembro 2024

Governo do Acre transfere sobreviventes de acidente aéreo para tratamento especializado em Manaus

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nessa madrugada de sexta-feira, 22 de março, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deu início à transferência dos sobreviventes do acidente aéreo em Manoel Urbano, ocorrido na última segunda-feira, 18. A primeira pessoa a ser transferida foi Amélia Marques Rocha, encaminhada para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) no Hospital 28 de Agosto, em Manaus.

O CTQ é uma referência em tratamento de queimaduras de alta complexidade no estado do Amazonas e também receberá Valdir Roney de Souza Mendes, o piloto da aeronave, e Mateus Jeferson Fonte. A previsão é que eles sejam transferidos ainda hoje e amanhã, respectivamente.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, acompanhou pessoalmente a transferência da primeira paciente e destacou o trabalho conjunto das equipes de saúde do estado, agradecendo também à Saúde do Amazonas pela colaboração.

“A pedido do governador Gladson Cameli, iniciamos na madrugada de hoje a remoção dos três pacientes queimados vítimas do acidente aéreo. Eles serão tratados em Manaus dentro de um centro especializado em grandes queimados, garantindo o melhor cuidado possível. Agradeço a todos os envolvidos nessa operação logística, assim como ao governo de Manaus por acolher nossos pacientes e oferecer o tratamento adequado”, ressaltou Pascoal.

Desde que o acidente aconteceu, o governo do Acre mobilizou uma equipe de emergência para prestar todo o apoio necessário aos sobreviventes. Inicialmente, eles foram atendidos na unidade Mista de Manoel Urbano, e a jovem Deonicilia Salomão Kalisto Kaxinawa ainda está internada lá.

Os demais pacientes foram encaminhados para o Pronto-Socorro da capital. Com a transferência dos primeiros sobreviventes para Manaus, permanecem sob cuidados médicos na unidade Suanne Camelo, em estado gravíssimo na UTI, e Bruno Fernando dos Santos, que está estável na enfermaria do PS.

O acidente envolveu um avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane, que caiu a 1 km da pista de Manoel Urbano, em uma área de difícil acesso, conforme informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e Polícia Militar. O voo tinha como destino Santa Rosa do Purus e resultou na morte do empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega.

Veja Mais