Menos de um mês após uma histórica cheia do Rio Tarauacá que cobriu mais de 80% da zona urbana da cidade, o município isolado de Jordão, localizado no interior do Acre, enfrenta mais uma inundação. O problema começou na madrugada deste sábado (23), segundo informações da Defesa Civil Municipal, e já afeta mais de 150 pessoas até o momento.
No período entre os dias 23 e 27 de fevereiro deste ano, Jordão vivenciou a maior enchente de sua história, quando cerca de 80% da cidade foi submersa pelas águas, incluindo o único hospital da região. Mais de 5 mil moradores foram afetados, levando a Prefeitura a decretar estado de calamidade pública, diante de uma situação inédita até então. O Rio Tarauacá atingiu a marca de 9,55 metros, dois metros acima da cota de transbordo estabelecida em 7,50 metros.
Maria José Feitoza, coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil, relata que a situação atual envolve os rios Tarauacá e Jordão, que banham o município, e começaram a subir por volta das 3 horas da manhã deste sábado. Na última medição feita às 9 horas, o nível do rio alcançou 7,65 metros, 11 centímetros acima da cota de transbordo estabelecida.
Até o início da tarde de sábado, já são contabilizadas 16 famílias desabrigadas, aquelas encaminhadas para abrigos públicos, e 21 famílias desalojadas, ou seja, deslocadas para casas de parentes ou amigos. O total de pessoas afetadas chega a 154, evidenciando a urgência das ações de resgate e assistência.
As equipes municipais, juntamente com as polícias Civil e Militar, estão atuando para retirar as pessoas das áreas afetadas e fornecer orientações necessárias diante da situação de emergência.