Elon Musk anunciou na quarta-feira (10 de julho de 2024) que a Neuralink planeja implantar seu chip cerebral em uma segunda cobaia “na próxima semana” ou em breve. Em uma transmissão ao vivo no X (antigo Twitter), o empresário afirmou seu objetivo de conferir “super poderes” às pessoas.
Após enfrentar problemas com o primeiro implante devido à soltura dos fios no cérebro, a empresa de neurotecnologia modificou o chip. A nova abordagem envolve a inserção mais profunda dos fios ultrafinos no córtex motor, alcançando 8 milímetros, em comparação com os 3 a 5 milímetros do implante anterior.
“Agora estamos avançando para nosso segundo paciente”, disse Musk, expressando a expectativa de implantar o chip em vários outros pacientes até o final do ano, desde que o processo transcorra sem problemas.
A Neuralink recebeu aprovação da FDA em 20 de maio para prosseguir com os testes. Musk enfatizou os resultados positivos alcançados com o primeiro paciente antes das falhas, destacando o potencial do chip para ajudar pessoas com lesões cerebrais e na coluna a controlar dispositivos eletrônicos por meio da mente, através do dispositivo chamado “Telepathy”.
“Queremos não apenas restaurar, mas ampliar significativamente a funcionalidade cerebral das pessoas”, concluiu Musk.