A organização Survival International divulgou imagens raras da maior tribo de indígenas isolados do mundo, os Mashco Piro, para fazer uma grave denúncia.
O vídeo mostra um grupo extenso dos Mashco Piro, que vivem na Amazônia peruana, na fronteira com o Brasil, à beira de um rio, a poucos quilômetros da região onde uma madeireira chamada Canales Tahuamanu possui uma licença de extração certificada pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC).
A ONG alerta sobre os riscos que esse contato dos indígenas com os madeireiros pode trazer. Além disso, a destruição da floresta causada pela exploração das empresas é apontada como possível razão para a cena incomum capturada no vídeo: vários grupos indígenas reunidos em busca de comida.
A Survival International está promovendo um abaixo-assinado para que a Canales Tahuamanu perca sua certificação junto ao FSC. Além desta, várias outras empresas madeireiras possuem concessões dentro do território pertencente ao povo Mashco Piro, agravando a situação de vulnerabilidade desses indígenas isolados.