28 novembro 2024

Nível do Rio Iaco alcança menor marca em 19 anos e preocupa moradores de Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os dados mais recentes da Defesa Civil de Sena Madureira indicam uma contínua vazante nas águas do Rio Iaco. De ontem para hoje, o nível do rio caiu mais 2 centímetros. Na manhã desta terça-feira (30), a régua registrou apenas 56 centímetros, bem abaixo da cota de alerta de 14 metros e da cota de transbordamento de 15,20 metros. “A gente constata que esse é o menor nível dos últimos 19 anos em Sena Madureira. Realmente, a situação é preocupante”, destacou Carlos Davila, representante da Defesa Civil.

Os moradores dos seringais ao longo do Rio Iaco já enfrentam várias dificuldades de navegação. Em diversos trechos do rio, é necessário empurrar as embarcações que estão encalhando. Essa situação está gerando grande preocupação entre os ribeirinhos, que dependem do rio para transporte e subsistência.

Na zona urbana, a situação também é preocupante, mas por enquanto está sob controle. A Saneacre está fazendo esforços para manter o abastecimento de água potável, visto que a captação é realizada diretamente no Rio Iaco. Apesar da baixa significativa, o abastecimento de água na cidade ainda está dentro da normalidade.

Veja Mais