22 outubro 2024

MPAC lança projeto “Eu Digo Não à Corrupção” destinado a estudantes da rede estadual de ensino

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, lançará, neste mês, no Vale do Juruá, o projeto “Eu Digo Não à Corrupção”, voltado para estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual.

O evento de lançamento, que ocorrerá no dia 30 de agosto, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, contará com apresentações culturais e uma roda de conversa, seguida de um concurso de redação sobre corrupção para os alunos, com premiação para os três melhores textos.

Idealizado pela promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza, o projeto visa conscientizar os jovens sobre a importância de combater corrupções cotidianas, abrangendo desde furar filas e estacionar em vaga preferencial até sonegar impostos e falsificar documentos, como carteira de estudante, por exemplo.

A finalidade é conscientizar os alunos, enquanto possíveis futuros servidores públicos, gestores do patrimônio público e políticos, plantando noções básicas de ética no cotidiano, mostrando que pequenos desvios de conduta hoje podem gerar grandes consequências mais adiante, principalmente no que concerne à administração e ao usufruto da coisa pública.

Para a promotora de Justiça, a escolha do público-alvo do projeto se deu em razão de os estudantes serem potenciais agentes públicos do futuro. Por isso, é necessário fortalecer a conscientização sobre as condutas e princípios de cada cidadão.

“Escolhemos este público justamente porque os estudantes estão em desenvolvimento; são alunos que vão deixar a escola e ingressar nas faculdades, outros no serviço público, ou serão os próprios gestores, os próprios agentes públicos do amanhã. Ou seja, queremos trabalhar na conscientização desses jovens para que eles possam mudar sua concepção frente às questões relacionadas ao dia a dia da nossa sociedade”, disse.

A iniciativa conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, da Fundação de Cultura Elias Mansour e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

Por  Agência de Notícias do MPAC

Veja Mais