Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegaram ao fim com uma cerimônia deslumbrante no Stade de France, realizada neste domingo (11). O evento marcou a transferência simbólica da sede dos Jogos Olímpicos para Los Angeles, que receberá a edição de 2028. A contagem regressiva para o início dos próximos Jogos já começou e será no dia 14 de julho de 2028.
A cerimônia começou com uma apresentação do fogo olímpico, que foi transferido da pira para o local do evento. O nadador francês Léon Marchand, destaque da competição com quatro medalhas de ouro, carregou a chama em uma pequena caixa.
Os atletas entraram no estádio, incluindo a dupla brasileira Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas no vôlei de praia, que conduziram a bandeira do Brasil. Destacou-se também a presença da ginasta Victoria Borges, que competiu na ginástica rítmica lesionada e apareceu em uma cadeira de rodas.
Durante o evento, a maratona feminina foi celebrada com a vitória da holandesa Sifan Hassan, que subiu ao pódio vestindo um hijab. A cerimônia incluiu uma projeção da estátua da deusa Nike e uma performance do piano tocado verticalmente por um artista francês. A banda Phoenix também animou o público.
O ponto alto foi a passagem simbólica da bandeira olímpica das mãos da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, acompanhada pela ginasta Simone Biles. Tom Cruise participou da cerimônia descendo de tirolesa ao estilo do personagem Ethan Hunt, e Los Angeles apresentou suas credenciais em um vídeo que contou com performances dos Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish, Snoop Dogg e Dr. Dre.
A cerimônia de encerramento culminou com a extinção da chama olímpica, realizada pelo nadador Léon Marchand e um grupo de atletas representando os seis continentes. A cantora francesa Yseult encerrou o evento com a canção “Comme d’habitude”, a qual inspirou o clássico “My Way”, popularizado por Frank Sinatra, marcando o fim oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.