Um boletim do Portal O Tempo Aqui, divulgado neste fim de semana, indica que setembro será um mês de transição no Acre, marcando o final do inverno e a chegada da primavera, que começa oficialmente no dia 22, com o equinócio de primavera. Nesse período, o dia e a noite têm a mesma duração, devido à incidência vertical dos raios solares sobre a Terra, o que resulta em temperaturas mais amenas e maior intensidade solar.
De acordo com o boletim, a quantidade de precipitação em setembro quase dobrará em comparação com o mês anterior, com possibilidade de temporais, raios e ventanias. Em Rio Branco, as chuvas mais intensas já registradas atingiram 95 mm em 24 horas, enquanto em Cruzeiro do Sul, o acumulado chegou a 105 mm.
As temperaturas também apresentam variação significativa em setembro. As menores temperaturas já registradas foram 10ºC em Rio Branco e 10,4ºC em Tarauacá. Neste mês, as temperaturas mínimas médias variam entre 19ºC e 21ºC no leste e sul do estado e entre 21ºC e 23ºC no centro do estado e no Vale do Juruá. As máximas geralmente ficam entre 30ºC e 34ºC, mas podem ocasionalmente ultrapassar 36ºC em alguns dias.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a média de chuvas em setembro tende a ser maior do que a de agosto. Em setembro, Rio Branco registrou 93,6 mm, Cruzeiro do Sul 113,2 mm e Tarauacá 112 mm, enquanto em agosto, os acumulados foram menores, com 57 mm, 76,4 mm e 62,5 mm, respectivamente.
Para setembro de 2024, as previsões indicam chuvas ligeiramente abaixo da média climatológica, mas ainda suficientes para reabastecer os lençóis freáticos e elevar gradualmente os níveis dos rios. As temperaturas máximas devem permanecer acima da média, enquanto as mínimas podem ser inferiores devido à chegada de ondas polares ao estado. Além disso, há uma média probabilidade de temporais com chuvas fortes, raios e ventanias.
“Alertamos para a média probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias neste mês”, afirmou o boletim.