20 setembro 2024

Aeroporto de Rio Branco mantém operações por instrumentos devido à fumaça

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Devido à péssima qualidade do ar em Rio Branco, causada pela densa fumaça, o Aeroporto da capital informou nesta sexta-feira (20) que os voos estão sendo operados por instrumentos desde o início do mês. Isso ocorre porque as condições climáticas atuais não permitem pousos ou decolagens com referências visuais, sendo necessário que as operações sejam realizadas pelos comandantes utilizando os sensores e receptores das aeronaves.

A assessoria do aeroporto desmentiu rumores de que as instalações teriam sido fechadas e os voos cancelados por conta da fumaça. Em nota, afirmaram: “O Rio Branco Airport informa que, nesta sexta-feira (20), nenhum voo comercial foi impactado pela nuvem de fumaça na região. No momento, o aeroporto opera por instrumentos. Para mais informações sobre voos, os passageiros devem procurar suas respectivas companhias aéreas.”

Segundo dados do IQAir, plataforma ligada à Organização das Nações Unidas e ao Greenpeace, Rio Branco amanheceu registrando 587 µg/m³ (microgramas de poluentes por metro cúbico) nesta sexta-feira, o que classifica a qualidade do ar como “muito insalubre” para a saúde humana, sendo a pior do Brasil.

Veja Mais