24 novembro 2024

Anvisa proíbe azeites e coco ralado por falta de procedência e irregularidades sanitárias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação e comercialização dos azeites extra virgem das marcas Serrano e Cordilheira no Brasil. A decisão foi tomada após a constatação de que os produtos eram importados por empresas sem registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que impede a verificação da segurança e qualidade dos produtos. A proibição foi oficializada pela resolução nº 3.508, de 20 de setembro, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (24).

Além disso, a Anvisa determinou a suspensão da venda e o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia, devido à presença de dióxido de enxofre, um conservante, em níveis acima do permitido pela legislação.

Em nota, a empresa Coco & Cia afirmou que foi surpreendida pela decisão, já que havia iniciado o recolhimento voluntário do lote afetado em 29 de julho, logo após ser notificada pela Anvisa. A fabricante destacou que a inconformidade foi restrita a esse lote específico, que já foi retirado do mercado, e lamentou a publicação da resolução meses depois da situação ter sido resolvida.

Até o momento, a Agência Brasil não obteve resposta das marcas Serrano e Cordilheira, mas mantém o espaço aberto para seus posicionamentos.

Veja Mais