23 novembro 2024

Acre registra 204 denúncias de irregularidades eleitorais a dois dias das eleições municipais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Aplicativo Pardal é simples e pode ser utilizado por meio de login no Gov.br ou e-título — Foto: Victor Lebre/g1

A apenas dois dias da votação para os cargos municipais em todo o Brasil, eleitores do Acre já fizeram 204 denúncias de irregularidades por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até as 9h desta sexta-feira (4), a maior parte das reclamações envolve infrações em campanhas na internet, somando 57 denúncias.

O município de Rio Branco lidera com 97 ocorrências registradas. Entre os 22 municípios do estado, apenas quatro ainda não possuem denúncias no sistema: Feijó, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

Eleições 2024: Acompanhe aqui a apuração dos votos e o resultado das eleições da sua cidade em tempo real

Conforme os dados do aplicativo, os candidatos ao cargo de vereador são os principais alvos das queixas, com 79 denúncias. Em seguida, aparecem partidos, coligações e federações, com 64 registros. Já os candidatos a prefeito somam 55 denúncias, enquanto os postulantes ao cargo de vice-prefeito figuram na última posição, com apenas seis reclamações.

As eleições ocorrem neste domingo, e o TSE continua incentivando os eleitores a usarem o aplicativo Pardal para denunciar possíveis irregularidades, garantindo maior transparência ao pleito.

Veja Mais