23 novembro 2024

Mau tempo em Rio Branco provoca cancelamento de voos e transtornos para passageiros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Quatro voos são cancelados por falta de visibilidade em Rio Branco — Foto: Fabiano Villela

Pelo menos seis voos foram cancelados entre a noite de sexta-feira (4) e a manhã de sábado (5) no Aeroporto Internacional de Rio Branco, Plácido de Castro, devido às condições climáticas adversas. A informação foi confirmada pela administração do aeroporto, que relatou que fumaça e nevoeiro impediram a operação normal dos voos, forçando a reprogramação de vários deles. Companhias como Azul, Gol e Latam tiveram que retornar os voos com passageiros a bordo.

A Azul, que recentemente retomou suas operações no Acre após oito anos de ausência, teve que cancelar o primeiro voo após seu retorno.

Entre os passageiros afetados estava Jorge Viana, presidente da Apex e ex-senador do Acre. Ele estava em um voo da Latam que precisou retornar a Brasília após uma tentativa de pouso frustrada em Rio Branco. Viana usou suas redes sociais para informar que o avião não conseguiu pousar devido à densa fumaça.

Outro passageiro do mesmo voo, o delegado da Polícia Civil do Acre, Nilton Boscaro, relatou que, na manhã de sábado, a aeronave ainda tentou novamente pousar em Rio Branco, mas sem sucesso. “Os tripulantes nos informaram que sobrevoaríamos a região por 30 minutos, esperando que o vento melhorasse a visibilidade. Caso contrário, iríamos para Manaus”, contou o delegado. Após mais de uma hora no ar, a aeronave foi redirecionada para a capital amazonense.

Atletas acreanos também estavam entre os passageiros que aguardavam melhorias nas condições meteorológicas para desembarcar em Rio Branco. No entanto, o voo deles também acabou retornando para Manaus.

A jornalista Veriana Ribeiro, que tentava viajar para São Paulo desde a noite de sexta-feira, passou por diversos transtornos. Ela chegou a despachar suas malas duas vezes, mas, após horas de espera, foi informada do cancelamento do voo. “Eu tinha só dois dias de folga e já perdi um. Vou pagar uma hospedagem que não vou usar”, lamentou.

De acordo com o aplicativo Flight Tracker, na manhã de sábado, três aeronaves sobrevoavam o aeroporto de Rio Branco, aguardando condições favoráveis para pouso.

Nota do Aeroporto à imprensa

 

“O Aeroporto de Rio Branco informa que quatro voos precisaram ser reprogramados entre a noite de sexta-feira (4) e madrugada de sábado (5) devido a condições climáticas (fumaça e nevoeiro). Em caso de dúvidas, os passageiros devem procurar a companhia aérea para mais informações e orientações”.

Nota Azul

“A Azul informa que, devido a condições meteorológicas adversas (fumaça) na região de Rio Branco, o voo AD2619 (Porto Velho-Rio Branco), da madrugada deste sábado (05/10) precisou ser alternado para o aeroporto de origem. Consequentemente, o trecho seguinte (Rio Branco-Confins) precisou ser cancelado.

Os clientes afetados estão recebendo toda assistência prevista na resolução 400 da ANAC, e foram reacomodados em outro voo. A companhia lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Nota da Latam

A LATAM informa que o voo LA3250 (Brasília-Rio Branco), desta sexta-feira (4), precisou retornar ao aeroporto de origem devido à fumaça na cidade de destino, fato totalmente alheio ao seu controle. Os passageiros foram reacomodados no voo LA9000 (Brasília-Rio Branco), que decolou às 8h40 (hora local) deste sábado (5).

Como consequência, o voo LA3675 (Rio Branco-Brasília) foi reprogramado e tem previsão de decolagem às 12h (hora local).

A companhia lamenta os transtornos causados e reforça que ofereceu a assistência necessária aos passageiros. Por fim, a LATAM reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.

Em outra nota neste sábado, a Latam informou que os voos LA9000 e LA3586 (Brasília-Rio Branco), foram alternados para o Aeroporto Internacional de Manaus ainda em decorrência de fumaça no destino.

Nota da GOL

A GOL informa que devido às condições meteorológicas adversas em Rio Branco, o voo G3 1798 (Brasília-Rio Branco) precisou alternar para o Aeroporto de Manaus.

Todos os Clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da ANAC, com reacomodação em voos de reforço da GOL.

A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL.

Veja Mais