Neste sábado (12/10), a Polícia Federal, em conjunto com o INCRA, o IBAMA e a Polícia Militar, realizou a Operação Usurpare, com o objetivo de combater a ocupação irregular de terras públicas e a exploração ilegal de recursos naturais em Acrelândia, no Acre.
As investigações apontaram um aumento significativo de atividades ilegais, como ocupação e desmatamento, em áreas de um assentamento do INCRA, localizadas em uma área de proteção permanente. Essas ações estavam colocando em risco a integridade ambiental e o patrimônio público federal, visto que se tratavam de áreas protegidas por lei, destinadas à preservação de recursos naturais, biodiversidade e proteção do solo, garantindo o bem-estar da população.
Durante a operação, seis pessoas foram presas em flagrante. Além disso, foram apreendidas nove motocicletas e duas armas de fogo.
A Polícia Federal, juntamente com as demais instituições envolvidas, reforça seu compromisso com a defesa das terras da União e o combate aos crimes ambientais.