Após a denúncia de mau atendimento a produtores rurais em sua unidade de Sena Madureira, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) se manifestou por meio de nota oficial.
Em resposta à matéria publicada hoje no YacoNews, o INCRA esclarece que as inscrições presenciais para o Projeto de Assentamento Federal Hermano Filho ocorreram entre os dias 14 e 18 de Outubro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Monteiro, conforme previsto no Edital Nº 060/2024. O órgão ressalta que as inscrições permanecem abertas online até o dia 29 de Outubro, através do site https://pgt.incra.gov.br/ingressofamiliar.
Sobre os fatos ocorridos nesta quinta-feira (24), o INCRA afirma que todos os que compareceram à unidade foram informados sobre a necessidade de realizar as inscrições pela internet e receberam as orientações necessárias. A autarquia garante que o atendimento foi realizado com respeito a todos.
No entanto, o INCRA admite que “uma senhora ficou insatisfeita com a informação de que as inscrições deveriam ser realizadas pela internet, passando a adotar uma postura agressiva e bastante alterada no local”.
A nota é assinada por Verônica Menezes de Oliveira, Presidente da Comissão Regional de Seleção, e Márcio Rodrigo Alécio, Superintendente Regional do INCRA.
Enquanto a denúncia de Neide Rocha alega que os produtores rurais foram tratados com descaso e que a polícia precisou intervir, o INCRA afirma que todos foram atendidos com respeito e que apenas uma senhora apresentou comportamento inadequado.
Confira a nota na íntegra:
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em atenção à publicação realizada hoje, em 24 de Outubro do corrente ano, no endereço eletrônico https://yaconews.com/2024/10/
Por outro lado, em relação aos fatos ocorridos na manhã deste dia 24 de Outubro, a autarquia esclarece que todas as pessoas que compareceram à sua Unidade em Sena Madureira, foram orientadas acerca da necessidade da realização de inscrições pela internet, obtendo todas as explicações necessárias à solução de suas demandas, com o respeito dispensado a todos que procuram o INCRA.