A audiência de instrução dos réus envolvidos na morte do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon de Souza Barros, ocorreu nesta quinta-feira, 24, na 1ª Vara do Tribunal do Júri em Rio Branco. Durante a sessão, cinco das seis testemunhas de acusação listadas na denúncia foram ouvidas.
O Ministério Público do Acre (MP-AC) solicitou a oitiva de uma testemunha que não compareceu, resultando na decisão do juiz de agendar a continuação da audiência para o dia 8 de novembro de 2024, às 10h30. Nesse novo encontro, será ouvida a última testemunha de acusação, além de seis testemunhas de defesa do réu Liomar de Jesus Mariano, e os interrogatórios dos réus.
Os acusados incluem Carmélio da Silva Bezerra, Clebson Rodrigues do Nascimento, João da Silva Cavalcante Júnior, Liomar de Jesus Mariano, Saíro Gonçalves Petronílio, Weverton Monteiro de Oliveira e Antonio Severino de Souza, que está foragido. Alguns réus se encontram em reclusão, enquanto outros respondem ao processo em liberdade.
Contexto do Caso
Gedeon de Souza Barros foi assassinado a tiros no dia 20 de maio de 2021, no bairro Santa Inês, em Rio Branco. Ele foi abordado por dois homens em uma motocicleta, que o executaram e fugiram logo em seguida. Liomar, conhecido como Mazinho Mariano, é apontado como um dos mandantes do crime, motivado por uma dívida de cerca de R$ 130 mil que a vítima teria com ele.