21 novembro 2024

FICCO/RO realiza operação contra grupo especializado em furtos a bancos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (FICCO/RO) deflagrou a Operação Bank para desarticular uma organização criminosa especializada em furtos a agências bancárias. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultado de uma investigação que teve início após o furto de aproximadamente R$ 221.950,00 em uma agência da Caixa Econômica Federal em Porto Velho, em novembro de 2023.

As investigações apontaram que o grupo utilizava ferramentas para arrombar o prédio e acessar o interior da agência. O mesmo método foi identificado em vários furtos na região, e parte do grupo foi presa em flagrante enquanto cometia novos furtos. Segundo a investigação, presos em outro estado recrutaram um indivíduo em Porto Velho, que, por sua vez, aliciou outras pessoas para participar das ações criminosas.

O furto na agência da Caixa Econômica começou em 17 de novembro de 2023, com o grupo retornando ao local nos dias seguintes até 20 de novembro. Sempre que o alarme disparava, os criminosos deixavam o local, retornando depois. Somente no último dia, a movimentação foi registrada pelo sistema de vigilância, o que acionou a cortina de fumaça e forçou a fuga do grupo.

A 3ª Vara Federal Criminal de Rondônia emitiu os dez mandados de busca e apreensão cumpridos na operação, que contou com a participação de 29 policiais das forças que integram a FICCO. Os investigados poderão responder por organização criminosa e furto qualificado, com penas que podem chegar a 15 anos de prisão.

A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), com foco em uma atuação integrada contra o crime organizado em Rondônia.

Veja Mais