A secretária de Meio Ambiente do Acre (Sema), Renata Souza, e a coordenadora-geral da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Nazaré Soares, se reuniram com a equipe técnica do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) para alinhar as políticas públicas ambientais que serão executadas em parceria entre o governo estadual, federal e os municípios acreanos.
Durante a reunião, realizada em 12 de novembro, foi discutido o lançamento do novo edital do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Agricultor, do Projeto Floresta+ Amazônia, com foco na conservação. O edital visa beneficiar agricultores de todos os nove estados da Amazônia Legal, incluindo os municípios acreanos de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Manoel Urbano e Rio Branco. O objetivo é promover a regularização ambiental e a conservação dos serviços ambientais por meio da preservação da vegetação nativa.
A gestão também abordou o Projeto União, integrado recentemente ao Floresta+, que prioriza municípios no controle do desmatamento. No Acre, cinco municípios aderiram ao programa. Nazaré Soares destacou a importância da colaboração entre os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) para garantir a execução eficaz das políticas ambientais.
A Secretaria de Meio Ambiente do Acre, por meio da Rede Estadual de Governança Ambiental, tem apoiado os municípios selecionados no acompanhamento e implementação dessas estratégias. A rede visa alinhar as ações estaduais e municipais para a execução da política pública ambiental, com foco na regularização ambiental, fundiária, e recuperação de áreas degradadas.
Nazaré Soares também destacou o foco nas ações de recuperação produtiva, apoiando os agricultores familiares a recuperarem suas áreas e, ao mesmo tempo, gerarem renda. Além disso, um aditivo ao termo de cooperação entre a Sema e o MMA foi discutido, com o objetivo de ampliar a atuação do Floresta+ nos próximos programas e incluir novos projetos.
Com essas iniciativas, o governo do Acre, em parceria com o MMA, busca fortalecer a preservação ambiental e a sustentabilidade no estado, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado para as comunidades locais.