O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), recebeu um aporte de R$ 35 mil do Ministério da Saúde (MS) destinado à compra de testes rápidos de gravidez (TRG). A iniciativa visa fortalecer a atenção primária à saúde e garantir que as mulheres em todas as regiões, incluindo as áreas mais remotas, tenham acesso facilitado ao diagnóstico de gravidez.
O investimento faz parte de um programa nacional de R$ 6,3 milhões para aquisição dos kits de TRG, que irá beneficiar os 5.570 municípios do Brasil e o Distrito Federal. Com esses recursos, os estados e municípios poderão reforçar suas unidades de saúde com esse serviço essencial.
Renata Reis, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres do MS, destacou a importância do teste para o acesso a serviços como a inserção do DIU de cobre e o acompanhamento pré-natal. “O teste rápido de gravidez é necessário para que as pessoas tenham acesso a diversos serviços no Sistema Único de Saúde [SUS],” afirmou ela.
Além do benefício direto à saúde da mulher, o programa tem como objetivo incluir comunidades indígenas por meio do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O valor destinado a cada município foi calculado com base na estimativa de gestantes e no custo dos testes, reforçando uma política de planejamento familiar mais ampla, com acesso a métodos contraceptivos, educação em saúde reprodutiva e a participação masculina no processo.