A 10ª edição da Mostra Viver Ciência, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, contará com 162 trabalhos, entre eles o projeto “Produção sustentável e tecnológica a partir da fibra da bananeira na perspectiva do ecodesign”. O projeto foi idealizado por docentes e estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Tancredo Neves.
O trabalho é orientado pela professora Priscila Chrys de Lira, com coautoria do professor de física Elias Moura. Este é o segundo ano consecutivo em que os professores da escola participam da mostra com projetos inovadores.
De acordo com a professora Priscila, a ideia surgiu ao perceber que, embora os frutos da bananeira sejam amplamente consumidos, as demais partes da planta acabam sendo descartadas. O projeto busca utilizar essas partes, especialmente a fibra do tronco, que pode ser empregada na fabricação de diversos produtos artesanais, como cestos, bolsas, porta-lápis, pulseiras e outros acessórios.
“A fibra da bananeira é muito semelhante ao algodão e seu uso está diretamente ligado à sustentabilidade, pois envolve a reutilização do tronco da planta”, explica Priscila.
A fibra é extraída da parte menos rígida do tronco, chamada “renda”. Segundo ela, essa fibra pode ser utilizada tanto para a produção de tecidos e artigos artesanais, quanto para a fabricação de papel.
Para os alunos envolvidos no projeto, a experiência tem sido enriquecedora e conscientizadora. Carlos Eduardo Rodrigues, aluno do 2º ano, destaca a importância da ação para a preservação ambiental: “A gente não pode deixar que esses materiais se decomponham, e eles podem ser transformados em muitas coisas úteis, como porta-lápis e outros objetos”, afirmou.
Antônio Carlos de Souza, do 3º ano, revela que o projeto o fez aprender mais sobre as diversas utilidades da bananeira: “Eu pensava que a bananeira servia só para produzir frutas, mas com este projeto descobri que ela tem muito mais a oferecer, até um palmito”, compartilhou.
O projeto da Escola Tancredo Neves, além de promover o uso sustentável dos recursos naturais, também propicia aos alunos uma valiosa aprendizagem sobre ecodesign e inovação ambiental.