
O professor e maestro Afonso Eder Portela, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), representará o Acre no III Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos”, que ocorrerá de 13 a 15 de fevereiro de 2025, na Universidade de Lisboa, em Portugal.
Durante o evento, Portela apresentará o artigo científico “Abordagens para Interpretação Vocal da Canção Amazônica Farinhada – O Caso Waldemar Henrique”. A pesquisa é fruto de seu doutorado em Música pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
A pesquisa de Afonso Portela se baseia em gravações de nativos da Amazônia, que foram coletadas para analisar a poesia da canção “Farinhada”. O estudo gerou uma Tabela Comparativa de Sotaques da Amazônia Brasileira, com o objetivo de entender as variações de voz e sons, além de explorar as experimentações performáticas dessa música.

O maestro explicou que sua pesquisa surgiu do desejo de compreender como os povos da Amazônia falam e como esses elementos vocálicos podem ser aplicados na interpretação vocal de músicas da região. A pesquisa envolveu gravações de falas de cinco nativos, um de cada estado da Região Norte, e gerou comparações sobre as características vocálicas, o ponto de ressonância e o movimento da língua de cada participante.
Portela destaca que sua pesquisa não é uma conclusão definitiva sobre o uso dos vocábulos naturais da região amazônica, mas uma contribuição para a interpretação e emissão vocal em canções da Amazônia. Ele expressou honra em representar o Acre em um congresso internacional de música, compartilhando estudos sobre a prática artística da região.

Além de suas atividades acadêmicas, Afonso Portela contribui para a gestão estadual com palestras sobre cuidados com a voz para servidores públicos. Ele é servidor público da SEE, foi coordenador-geral da Escola de Música do Acre (Emac) entre 2021 e 2024, e também regente da Cantata de Natal no Palácio Rio Branco, em Rio Branco.






