Uma tentativa de fuga em massa na penitenciária Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, foi frustrada na noite de domingo (24), graças à ação rápida e eficaz de policiais penais. Pelo menos três detentos, que estavam prestes a escapar, foram contidos.
A FOC, localizada na capital acreana, é a unidade prisional mais antiga e uma das principais do sistema penitenciário do estado. Segundo Édem Azevedo, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindpol), os presos haviam serrado parte do portão frontal do pavilhão H durante a madrugada de sábado (23).
Na tentativa de alcançar a muralha, os detentos improvisaram uma escada feita de panos amarrados, conhecida como “teresa”. No entanto, o plano foi interceptado pelas Equipes Bravo e Delta, responsáveis pela vigilância da Unidade de Regime Fechado 01, também chamada de “Chapão”.
O Sindpol emitiu uma nota elogiando o desempenho dos policiais penais envolvidos na ação. “Este feito evidencia a competência técnica e a vigilância incansável desses servidores, além de reforçar a importância do trabalho essencial realizado pelos policiais penais no Acre”, destacou Azevedo.
Desde que a vigilância da muralha passou a ser realizada exclusivamente por policiais penais, em 2019, diversas tentativas de fuga foram frustradas. O sindicato aproveitou para enaltecer o comprometimento das equipes.
“Aos bravos integrantes das Equipes Bravo e Delta, nossa mais profunda gratidão e respeito. Vocês são a personificação da bravura, ética e compromisso com a segurança pública do nosso estado”, conclui a nota.