9 janeiro 2025

Educação divulga orientações para certificação do Encceja 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2024 e estão aptos a receber o certificado de conclusão em uma das etapas da educação básica – ensino fundamental ou médio – poderão ter acesso ao Manual de Orientações e esclarecer possíveis dúvidas sobre como solicitar o documento.

O Manual está organizando com base nas diretrizes estabelecidas pelo governo federal, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela própria Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE). Um dos principais critérios para a solicitação do certificado é que o candidato tenha alcançado o mínimo de cem pontos em cada uma das áreas do conhecimento e cinco pontos na Redação.

“O resultado do Encceja 2024 já está disponível e todos os participantes que conseguiram aprovação podem solicitar o certificado em uma das escolas certificadoras. Normalmente nós recebemos muitas mensagens pelos canais oficiais da secretaria com dúvidas sobre como obter o certificado, por isso este manual foi elaborado com o objetivo de facilitar e orientar melhor todos esses candidatos aprovados”, explica o chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Jessé Dantas.

Além daqueles que foram aprovados em todas as áreas do conhecimento, os candidatos que alcançaram a pontuação mínima necessária em apenas uma das áreas, por exemplo, podem solicitar a declaração parcial de proficiência. Segundo Dantas, com a declaração os interessados podem requerer o aproveitamento de estudos caso desejem prosseguir frequentando as aulas em escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou mesmo solicitar a realização de novo exame, somente nas áreas em que não obtiveram aprovação.

Em Rio Branco, a unidade responsável pela certificação é o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), localizado no centro da cidade. O Manual com essas e outras informações, bem como a relação de todas as unidades certificadoras em cada um dos municípios do estado, pode ser acessado clicando aqui e ficará disponível também no site da SEE (www.see.ac.gov.br).

Via Secom

Veja Mais