14 janeiro 2025

Bombeiros da Califórnia atribuem 95% dos incêndios florestais a causas humanas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire), aproximadamente 95% dos incêndios florestais no estado são causados por atividades humanas. Embora nem todos sejam intencionais, muitas vezes pequenos descuidos como fogueiras mal apagadas, bitucas de cigarro ou faíscas de veículos podem se transformar em grandes incêndios, como os que ainda afetam a região de Los Angeles.

David Acuña, chefe de batalhão do Cal Fire, alertou que, apesar de muitas vezes serem acidentais, essas situações podem ter consequências devastadoras. Ele destacou que, além de incêndios criminosos, fatores como falhas no sistema de energia, o uso inadequado de equipamentos e até a geração de faíscas por veículos também contribuem para a propagação dos incêndios.

O departamento reforçou que, com as condições atuais de vento forte, o público deve ter ainda mais cautela. Atividades como cortar grama perto de pedras, arrastar correntes com veículos e não verificar o estado do carro, que pode emitir faíscas de até 2.000 graus, devem ser evitadas para minimizar riscos de novos incêndios. A colaboração da população é crucial para prevenir mais tragédias.

Veja Mais