Estudantes têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro. As matrículas dos selecionados poderão ser realizadas de 27 a 31 de janeiro.
A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Quem pode participar?
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, desde que não tenham zerado a redação e não estejam na condição de treineiro. A classificação é feita automaticamente com base na média da nota do Enem, considerando as vagas disponíveis em universidades e institutos federais.
Como fazer a inscrição?
Para se inscrever, o candidato deve:
- Acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior e clicar na página do Sisu;
- Selecionar “fazer inscrição”;
- Fazer login com a conta gov.br ou criar um cadastro, caso ainda não tenha;
- Confirmar os dados pessoais e preencher o formulário sobre o perfil socioeconômico, necessário para a classificação em políticas afirmativas;
- Escolher até duas opções de curso e confirmar as informações.
Após a inscrição, o estudante será direcionado para a tela “minha inscrição”, onde poderá acompanhar as informações sobre os cursos escolhidos e sua classificação parcial.
Nesta edição do Sisu, foram ofertadas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O estado com o maior número de vagas é Minas Gerais (34.049), seguido pelo Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268).
Entre as vagas disponíveis, mais de 68 mil são destinadas ao público-alvo do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, parte da iniciativa Mais Professores para o Brasil, lançada pelo governo federal para incentivar o ingresso em cursos de licenciatura.
Lista de espera
Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Fique atento aos prazos e garanta sua inscrição!