O presidente Lula (PT) venceria todos os possíveis candidatos da oposição na disputa para a presidência da República em 2026, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3).
A pesquisa estimulada, que apresenta uma lista com os nomes dos possíveis candidatos, mostra que Lula tem vantagem em seis cenários de segundo turno. Se as eleições fossem hoje, o presidente venceria com folga o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor Gusttavo Lima (sem partido), o empresário Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Os cenários de segundo turno mostram os seguintes resultados:
- Lula 41% x 35% Gusttavo Lima
- Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro
- Lula 44% x 34% Pablo Marçal
- Lula 43% x 34% Tarcísio de Freitas
- Lula 45% x 28% Romeu Zema
- Lula 45% x 26% Ronaldo Caiado
A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual. Ao todo, foram entrevistadas 4.500 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o Brasil, entre os dias 23 e 26 de janeiro.
Pesquisa espontânea: Bolsonaro empata com Lula
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos candidatos, Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem empatados com 9% das intenções de voto. Gusttavo Lima e Pablo Marçal têm 1%, enquanto 78% dos eleitores ainda estão indecisos e 2% optaram por branco, nulo ou afirmaram que não irão votar.
Gusttavo Lima é o mais competitivo
Apesar de estar atrás de Lula, o cantor Gusttavo Lima é o candidato mais competitivo em um eventual segundo turno. Ele chega a 35% das intenções de voto, contra 41% de Lula, ficando a apenas seis pontos percentuais de distância.
Cenários de primeiro turno
No primeiro turno, Lula lidera em todos os cenários testados, com ampla vantagem sobre os possíveis concorrentes.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também revelou os índices de rejeição entre os possíveis candidatos. Lula tem 49% de rejeição, enquanto 47% dos eleitores afirmam que votariam nele. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o candidato com maior rejeição, sendo rejeitado por 56% dos eleitores, enquanto apenas 24% votariam nele.
Os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, assim como o deputado Eduardo Bolsonaro, também têm índices de rejeição elevados, superiores a 50%. Gusttavo Lima, por sua vez, tem 50% de rejeição.