1 fevereiro 2026

MPRO desmantela esquema de extorsão e empréstimos ilegais com atuação no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Objetos apreendidos durante Operação Soldados da Usura em RO — Foto: MP-RO

Três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente nesta sexta-feira (7) por suspeita de envolvimento em um esquema de empréstimos ilegais e extorsão contra diversas vítimas em Rondônia e outros cinco estados. A ação faz parte da operação “Soldados da Usura”, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

No total, 17 pessoas estão sob investigação, incluindo seis policiais. Além das nove prisões preventivas, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão em Rondônia, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Acre. A Justiça de Rondônia também determinou o bloqueio de mais de R$ 73 milhões dos investigados, abrangendo imóveis, cotas sociais de empresas e veículos de luxo. Para ocultar os lucros ilícitos, os suspeitos chegaram a construir uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.

Imagens divulgadas pelo MP-RO mostram dezenas de recibos, cadernos de anotações, além de armas e munições apreendidas com os suspeitos. As investigações tiveram início após uma denúncia à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, apontando indícios de crimes como usura (cobrança de juros excessivos) e extorsão.

Arma apreendida durante a Operação Soldados da Usura em RO — Foto: MP-RO

Segundo o MP-RO, os suspeitos realizavam empréstimos com juros abusivos e usavam violência, inclusive com armas de fogo, para coagir as vítimas. Em caso de não pagamento, apropriavam-se dos bens dos devedores. O grupo é investigado por crimes como lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica, entre outros.

Diante do alto número de vítimas, o Ministério Público disponibilizou um formulário para que outras pessoas afetadas possam contribuir com as investigações.

A Polícia Militar de Rondônia afirmou, em nota, que colaborou com o MP-RO e mantém uma política de tolerância zero contra desvios de conduta. “A atuação da Corregedoria reflete um dos eixos prioritários da instituição, que é a intolerância ao crime violento e ao desvio de conduta, bem como o compromisso de proteger o cidadão e garantir que a atuação dos policiais militares esteja alinhada com os princípios de legalidade e moralidade”, declarou a corporação.

 

- Publicidade -

Veja Mais