Um avião particular realizou um pouso de emergência sem o trem de pouso na manhã desta segunda-feira (10) no Aeroporto Estadual de Sorocaba, interior de São Paulo. Apesar do incidente, os quatro ocupantes da aeronave saíram ilesos.
A aeronave, um Twin Commander modelo 690D, fabricado em 1985, pousou às 8h53. Durante a manobra, o trem de pouso não acionou corretamente, fazendo com que o avião deslizasse pela pista por aproximadamente 500 metros. Houve vazamento de combustível e um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelas equipes do aeroporto.
![](https://i0.wp.com/yaconews.com/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-10-104042.png?resize=631%2C456&ssl=1)
O voo partiu de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba e tinha a bordo o piloto, o copiloto e dois passageiros, incluindo João Noma, empresário e proprietário da aeronave.
Por volta das 10h, a administração do aeroporto interditou a pista para remoção do avião, que foi rebocado ao meio-dia, permitindo a retomada das operações.
Histórico de incidentes
Este não é o primeiro problema registrado no aeroporto de Sorocaba. No dia 23 de dezembro de 2024, um avião ficou preso após o chão ceder na pista de decolagem. Na ocasião, a pista também precisou ser interditada temporariamente.
A Rede VOA, responsável pela administração do aeroporto, informou na época que o afundamento ocorreu na cabeceira 19 da pista, imobilizando a aeronave e exigindo a suspensão das operações até a remoção do avião.
Veja o vídeo:
Com colaboração de Marcos Brandão.