22 fevereiro 2025

Receita Federal libera consulta ao lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda de fevereiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (21), a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda de fevereiro, com restituições para 106 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco. O total de R$ 314,38 milhões será distribuído, sendo R$ 211,85 milhões para os contribuintes prioritários.

O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores. Entre os prioritários, estão 60.333 contribuintes que informaram a chave Pix do CPF ou usaram a declaração pré-preenchida, 17.603 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, e 4.272 professores. Outros beneficiários incluem 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 pessoas com deficiência ou moléstia grave.

A consulta pode ser realizada pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo para smartphones e tablets. O pagamento será feito até 28 de fevereiro, diretamente na conta ou chave Pix informada na declaração.

Se o contribuinte não estiver na lista, ele pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e enviar uma declaração retificadora. Caso a restituição não seja depositada devido a problemas com a conta bancária informada, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil, onde o cidadão poderá agendar o crédito em outra conta.

Após o período de um ano, a restituição pode ser solicitada pelo Portal e-CAC.

Veja Mais