Por Angélica Paiva
Bomba
Eleição da presidência da Assembleia Legislativa será antecipada para a próxima terça-feira ( 14 ), numa movimentação inédita para garantir a atual composição com Nicolau Júnior ( PP ) na presidência e Jenilson Lópes ( PSB ) na vice- presidência.
Antecipação
A antecipação interessa particularmente ao governo do estado porque lhe tira a faca do pescoço numa eleição de mesa diretora logo após um pleito municipal quando os blocos estarão mais divididos, os ânimos mais acirrados e os cofres mais vazios.
Incógnita
O pós- eleição municipal é terra de ninguém. A divisão que hoje se observa com base de sustentação, oposição e independentes pode ser acrescida de um quarto grupo – a dissidência do PP, dependendo do rumo das alianças, apoios e resultados. Gladson tenta garantir a governabilidade com a antecipação da eleição da mesa diretora.
Antecipação II
A eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa acontece sempre no mês de fevereiro. A antecipação em cerca de sete meses atende aos interesses do Executivo, da maioria da base de sustentação do governo e até da oposição que se sente contemplada com Jenilson Lópes na vice-presidência.
Oposição
A débil oposição à manutenção da atual composição, ou seja, reeleger a mesma mesa diretora se faz presente no interior do Progressistas, partido do governador. Mas fonte do Palácio garante que não têm força para fazer alterações. Terão que engolir o sapo.
Movimentação
Nos bastidores as movimentações do deputado José Bestene ( PP ), em direção à presidência do Legislativo são registradas desde a eleição de Nicolau Júnior.
Movimentação II
O deputado Gérlen Diniz ( PP ), líder do governo que anteriormente manifestou interesse na presidência do poder, voltou-se mais recentemente para a vice-presidência e para a segunda-secretaria, ocupada pela deputada Antônia Sales ( MDB ). Como ele tem uma disputa municipal pela frente, tenta mover seus peões- Wendy Lima ( PSL) e Neném Almeida para ocupar cargos na mesa.
Brecou
Nicolau Júnior que de bobo não tem nem a sombra e cuja principal qualidade talvez seja exatamente se fazer de desentendido, já controlou Neném Almeida. Gérlen vinha ameaçando Jenilson há meses, dizendo que ele não seria reeleito para a vice- presidência.
Perda
Ao ameaçar o cargo de Jenilson Lópes que contempla a oposição, colocou os deputados da base opositora contra ele. E ao mirar a segunda secretaria, ocupada por Antônia Sales, além de conseguir a antipatia dos independentes ainda mexeu com os demais parlamentares- Antonia goza de prestígio e fama de retidão e honestidade entre todos.
Substituição
Substituir Antônia Sales por Wendy Lima, que já era uma tarefa difícil, tornou- se impossível com a ida do vice-governador Major Rocha para o PSL- partido de Wendy.
Na mesa
Gérlen Diniz por outro lado, com uma campanha municipal difícil pela frente, necessitará do apoio do governador, por esse motivo não deverá ir para o confronto direto. Os gritos deverão ser substituídos por sussurros.
Revolta
Arrisco dizer que vinte dos vinte e quatro deputados votarão pela manutenção da atual composição- Nicolau Júnior presidente, Jenilson Lópes vice-presidente, Luiz Gonzaga ( PSDB), primeiro secretário e Antônia Sales ( MDB ), segunda secretaria. É essa composição pluripartidária que dá segurança aos demais parlamentares.
Bom dia governador Gladson Cameli, que lembrou dos erros do tio Orleir Cameli para não repeti-los. Não se dá asa a cobra né?
- Publicidade -