25 fevereiro 2025

EUA investigam vídeo manipulado exibido em prédio do governo com imagens de Trump e Musk

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Imagem de Trump beijando os pés de Elon Musk foi exibida em televisão de órgão do governo dos EUA — Foto: Reprodução/X

As autoridades dos Estados Unidos abriram uma investigação sobre a exibição de um vídeo manipulado digitalmente dentro da sede do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD). As imagens, geradas por inteligência artificial, mostram Donald Trump beijando os pés do magnata Elon Musk, um de seus principais aliados na corrida pela Casa Branca.

De acordo com o New York Times, o vídeo apareceu brevemente nas telas do prédio na última segunda-feira (19). Uma inscrição com os dizeres “Vida longa ao Verdadeiro Rei” foi adicionada às imagens, fazendo referência a uma mensagem recente de Trump no Truth Social comemorando a rejeição de um plano de tarifas urbanas em Nova York.

Crítica à relação entre Trump e Musk

O vídeo satírico foi interpretado como uma crítica à proximidade entre Trump e Musk, que recentemente assumiu um papel no governo como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), responsável por cortar gastos e reduzir o quadro de funcionários federais.

A polêmica cresceu ainda mais porque a gravação foi exibida no mesmo dia em que Musk impôs um prazo para que servidores federais justificassem suas funções por e-mail, sob ameaça de demissão. O ultimato gerou confusão entre os funcionários, já que diversas agências federais – incluindo algumas lideradas por aliados de Trump – instruíram suas equipes a ignorar a solicitação temporariamente.

Governo promete punições

Um porta-voz do HUD afirmou que o uso das telas institucionais para exibir o vídeo representa um abuso dos recursos do contribuinte e que uma investigação está em andamento para identificar e punir os responsáveis.

Enquanto isso, Musk usou sua plataforma X (antigo Twitter) para reforçar sua posição, dizendo que os servidores federais teriam outra oportunidade de justificar seus cargos antes de possíveis demissões.

O episódio gerou reações diversas no meio político. O Comitê Democrata de Serviços Financeiros da Câmara ironizou a situação ao comentar, em publicação no X:

“Nem todos os heróis usam capas.”

VÍDEO

Veja Mais