Uma pesquisa realizada pelo instituto Data Control, encomendada pelo jornal A TRIBUNA, revelou os índices de rejeição dos principais nomes cotados para disputar uma vaga no Senado pelo Acre. O ex-senador Jorge Viana (PT) lidera o ranking da rejeição, com 16,7% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma.
O atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), aparece logo em seguida, com 14% de rejeição. O senador Sérgio Petecão (PSD), que também pode disputar a reeleição, registra 12,4% de rejeição, configurando um empate técnico com Bocalom dentro da margem de erro da pesquisa.
Outros nomes testados apresentaram índices menores de rejeição. Marcus Alexandre (MDB) tem 8,8%, enquanto Márcio Bittar (União Brasil) e o governador Gladson Cameli (PP) aparecem empatados com 7,2%. A ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), tem o menor índice de rejeição entre os avaliados, com 5,9%.
Por outro lado, 9,4% dos entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum dos nomes citados.
A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de março, ouvindo 500 eleitores na capital Rio Branco. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Os números revelam um cenário desafiador para Jorge Viana, que lidera a rejeição, e para outros nomes como Bocalom e Petecão, que também enfrentam resistência significativa do eleitorado. Com a proximidade do período eleitoral, a rejeição será um fator determinante na estratégia dos pré-candidatos que almejam a cadeira no Senado.