A Polícia Civil do Acre elucidou um homicídio ocorrido em Senador Guiomard, resultando nas reportagens de cinco indivíduos envolvidos no crime. Durante o julgamento realizado na terça-feira, 18 de março, no Tribunal do Júri, os Réus receberam penas superiores a 25 anos de prisão. A sentença trouxe justiça à família de Lucas Leite Muniz, vítima de um assassinato brutal em 10 de janeiro de 2023.
O crime foi investigado pela Delegacia Geral de Polícia Civil de Senador Guiomard, que rapidamente prendeu todos os responsáveis. A motivação do assassinato esteve ligada à rivalidade entre facções criminosas pela disputa do tráfico de drogas na região. Lucas, um motorista de aplicativo, havia transportado pessoas com vínculos com facções inimigas, o que levou os criminosos a invadirem sua casa e incluí-lo na frente de sua família, sem chances de defesa.
Logo após o homicídio, a Polícia Civil iniciou as investigações, conseguindo apreender parte das armas utilizadas no crime, além de munições e um colete balístico. Com o avanço das diligências, todos os envolvidos foram identificados, incluindo um adolescente que participou da execução, atualmente internado no Instituto Socioeducativo.
A ação coordenada pela equipe de inteligência da Polícia Civil descobriu na prisão de todos os envolvidos, incluindo um dos autores, capturados em Goiânia, Goiás, em uma operação conjunta com a Delegacia de Homicídios de Goiás, sob a chefia do delegado Carlos Alfama.
Com base nas provas apresentadas durante o processo, o tribunal determinou as seguintes penas para os réus:
- Francisco Barbosa de Souza (Chico Capetinha): 25 anos e 2 meses de reclusão
- Caroline Lobo de Oliveira (Carol), Samuel Fonseca da Prata (De La Cruz), Vilian Souza da Silva (Vilian) e Nancyvaldo Ferreira de Melo (Dadinho): 27 anos e 10 meses de reclusão cada um
Este caso destaca o compromisso da Polícia Civil do Acre no combate ao crime organizado, buscando garantir que os homicídios não fiquem impunes.