Uma moradora do ramal da Cigana, localizado no km 16 sentido Feijó, em Manoel Urbano, gravou um vídeo que expõe as condições precárias do trajeto escolar enfrentado pelas crianças da região. No registro, a moradora mostra a difícil situação do ramal, onde a lama chega até o joelho, dificultando a passagem dos moradores e, principalmente, das crianças que frequentam a escola.
Em meio à gravação, a moradora comenta sobre as dificuldades enfrentadas diariamente, dizendo que muitas vezes precisa passar por dentro dos matos para evitar atolar. Durante o vídeo, a situação é destacada de forma irônica e brincalhona pela moradora e por uma criança que aparece no registro. “Até a cameraman, se atolou”, brinca a moradora, referindo-se à dificuldade de filmar enquanto o veículo se move pela lama.
Em outro momento, uma criança que acompanha a gravação faz um desabafo: “Cadê o prefeito?”. A frase traz à tona a falta de ações efetivas para resolver o problema que afeta diretamente o dia a dia dos moradores.