7 dezembro 2025

Documentário revela perrengues de Spielberg em “Tubarão”, que completa 50 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em 2025, o clássico do cinema de Steven Spielberg, “Tubarão” (1975), completa 50 anos, sendo até hoje um dos filmes mais importantes do cinema norte-americano, considerado o primeiro blockbuster do mundo. Para celebrar a data, a Disney+ lançou o documentário “Tubarão: Por Trás de um Clássico”, que revela detalhes inéditos dos bastidores do longa.

Entre eles, estão os perrengues que o diretor passou ao longo da produção ambiociosa, que revolucionou os efeitos especiais da época ao construir um tubarão mecânico de sete metros de comprimento – o principal culpado para as complicações do filme.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Steven Spielberg em cima do tubarão mecânico usado para gravar “Tubarão”, em 1975Divulgação/Disney Foto do tubarão mecânico usado no filme “Tubarão”, em 1975Divulgação/Disney Foto do tubarão mecânico usado no filme “Tubarão”, em 1975Divulgação/Disney Fotos dos bastidores do filme “Tubarão” (1975)Divulgação/Disney Foto histórica de cinema lotado com fila para ver ao “Tubarão” (1975)Divulgação/Disney Imagens de bastidores do filme “Tubarão” (1975), de Steven SpielbergDivulgação/Disney

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Bruna Marquezine faz revelação sobre cenas picantes de sexo em série da Disney+

Flávio Ricco
“Guerreiros do Sol” marca retorno de Laíze Câmara às novelas

Cultura
“Toy Story” volta aos cinemas para comemorar 30 anos do primeiro filme

Cultura
“O diário de Pilar na Amazônia”: Marcelo Adnet detalha papel em nova aposta da Disney

Os defeitos do peixe de metal, porém, causaram um atraso de um mês nas gravações, e comprometeram o orçamento em US$ 1,5 milhão de doláres. Os perrengues, inclusive, foram motivo para que se espalhasse que esta seria o último trabalho do cineasta.

“Eu tinha pesadelos constantes sobre dirigir ‘Tubarão‘ anos depois. Eu ainda estava no filme e o filme nunca terminava”, conta Spielberg nos depoimentos inéditos do documentário.

“Eu não tinha nada para chorar sobre o filme, ele era um fenômeno, mas eu ficava sentado derramando lágrimas, porque não conseguia me livrar da experiência”, disse, acrescentando um relato de que se escondia no barco usado no filme para chorar.

“Tubarão”, porém, foi um sucesso absoluto: com faturamento de quase meio milhões de dólares, o filme se tornou a maior bilheteria do cinema norte-americano no mundo – título que Spielberg manteve até 1977, com a estreia de “Star Wars IV: Uma Nova Esperança”.

O documentário “Tubarão: Por Trás de um Clássico” já está disponível no Disney+.

- Publicidade -

Veja Mais