26 novembro 2024

Filho de coronel condenado pelo crime da motosserra se elege vereador em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O filho do ex-deputado e ex-comandante da Polícia Militar do Acre, Hildebrando Pascoal, Hildegard Pascoal (PSL) foi eleito vereador de Rio Branco, no último domingo (15), com mais de 1,1 mil votos.

O vereador eleito usou na campanha o slogan “legado e compromisso com Rio Branco” e sempre fez referência ao pai, inclusive, apareceu ao lado dele em algumas imagens de campanha.

G1 tentou falar com o vereador eleito, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Hildegard Gondim Nogueira tem 38 anos, é empresário, casado e possui o ensino médio completo e vai ocupar uma das cadeiras no legislativo municipal a partir de 2021.

Além disso, ele filho Hildebrando Pascoal, coronel condenado por liderar um grupo de extermínio que atuou no Acre na década de 90.

O pai dele foi acusado por diversos crimes, incluindo a morte de José Hugo que foi levado para o município de Formosa do Rio Preto (BA), onde foi torturado e morto com requintes de crueldade, ferido, inclusive, com ácido.

Em 30 de junho de 1996, Itamar Pascoal, irmão de Hildebrando, foi morto com um tiro por José Hugo durante uma discussão em um posto de gasolina e Agilson Santos Firmino, conhecido por “Baiano”, presenciou a cena.

A partir disso, Pascoal, que era coronel da PM, teria agido por vingança, conseguindo localizar o assassino do irmão em janeiro de 1997 na fazenda Itapoã, no município de Parnaguá (PI), e depois disso teria sido torturado e morto.

O ex-deputado também foi acusado de sequestro e cárcere privado praticado contra Clerisnar dos Santos e seus dois filhos menores. Esposa e filhos de José Hugo respectivamente.

Por G1 AC

 

Veja Mais