
Financiado pelo Governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansur, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) — uma ação conjunta entre o Ministério da Cultura e o Governo Federal —, o projeto também conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Sena Madureira, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Associação Favela Viva.
A proposta consiste na revitalização de muros e paredes localizados em pontos estratégicos de bairros periféricos, especialmente aqueles que atualmente exibem siglas faccionárias ou estão abandonados e sem vida. Através de murais grafitados, o projeto pretende não apenas embelezar o espaço urbano, mas transmitir mensagens positivas, educativas e reflexivas, resgatando o sentimento de pertencimento e esperança nas comunidades.
“Mais do que pintar muros, o Semeando Artes planta cultura, promove identidade e oferece uma alternativa de expressão para realidades muitas vezes esquecidas”, afirma Jocimar Almeida, idealizador do projeto.
Com linguagem acessível, traços marcantes e cores vibrantes, os murais terão como foco a sabedoria popular, valores sociais, educação e orientações que dialogam diretamente com o cotidiano das pessoas. A liberdade artística será respeitada, valorizando também a participação de artistas locais e incentivando a produção cultural dentro do próprio território.
A expectativa é de que o projeto contribua para um ambiente urbano mais humanizado, onde a arte cumpra seu papel de comunicar, acolher e transformar realidades. O “Semeando Artes” reforça que a cultura é uma ferramenta essencial de resistência e construção de novas possibilidades para quem vive nas margens da cidade.













