8 dezembro 2025

Mapinguari de 200 kg feito de chocolate maciço é atração da Expoacre 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Dayane Leite/Rede Amazônica

Um mapinguari de 200 quilos e 1,70 metro de altura, esculpido inteiramente em chocolate acreano, se tornou a atração mais saborosa e inusitada da Expoacre 2025. A impressionante obra, que uniu folclore e gastronomia, foi exibida no Espaço da Rota do Cacau e, no encerramento do evento neste domingo (3), foi cuidadosamente fragmentada e distribuída ao público.

A escultura gigante, produzida com chocolate local para valorizar a cadeia produtiva do cacau na região, foi a grande estrela da semana. Centenas de visitantes se aglomeraram para ver a peça e, no último dia, garantir um pedaço do “bicho”.

O responsável pela obra é o chef escultor Leo Vilela, que veio de São Paulo para criar o projeto. “Eu não conhecia o mapinguari, então foi interessante pesquisar sobre o personagem… toda história mítica tem um ponto de aprendizado, é um ser que protege a Amazônia”, afirmou o chef.

A escolha do mapinguari, figura mítica descrita no folclore amazônico como um ser gigante e peludo que protege a floresta, transformou o estande em um dos pontos mais movimentados da feira. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com o Sebrae, integrou as iniciativas para fortalecer a Rota do Cacau do Acre.

A iniciativa, segundo a organização, visa não apenas impulsionar a produção local, mas também fomentar o turismo, a cultura e a gastronomia da região. O secretário da pasta, José Luis Tchê, destacou o sucesso da ação: “A Rota do Cacau do Acre é uma das nossas maiores riquezas, e a Expoacre é o palco ideal para mostrar isso para as pessoas… é arte, cultura e sabor juntos, valorizando o que é nosso”.

No fim, o “monstro” de chocolate foi um sucesso de público, provando que a criatividade pode ser uma ferramenta poderosa para valorizar a cultura e a economia locais.

- Publicidade -

Veja Mais