
Desde a entrega do veículo, em julho deste ano, a estrutura já passou por Porto Acre, comunidade Transacreana (zona rural de Rio Branco), Expoacre e Mâncio Lima. Com a edição realizada em Bujari, o número de atendimentos realizados com o novo ônibus deve se aproximar dos 2 mil.
Lançado originalmente em agosto de 2022, o projeto OCA Móvel surgiu com a proposta de facilitar o acesso da população a mais de 100 tipos de serviços públicos. Na fase inicial, as ações eram feitas em escolas e espaços públicos, com estrutura montada temporariamente aos finais de semana. A chegada do ônibus próprio ampliou o alcance e a qualidade do atendimento, garantindo mais conforto e mobilidade.
Entre os serviços mais procurados estão: emissão da Carteira de Trabalho Digital, impressão do cartão SUS, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segunda via de documentos como CNH e título de eleitor, serviços relacionados ao CPF e entrada no seguro-desemprego. O projeto também oferece orientações sobre serviços básicos como energia elétrica, água e esgoto.
Com a proposta de descentralizar o acesso a serviços públicos e chegar às comunidades mais distantes, a OCA Móvel se consolida como uma política pública de inclusão e cidadania. A expectativa é de que novas edições sejam realizadas ainda neste semestre em outros municípios do Acre.






