A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realiza desde o dia 12 de agosto a Operação Shamar em Cruzeiro do Sul, com atividades que seguem até 16 de agosto. A ação acontece simultaneamente em diversos municípios do estado e tem como foco o enfrentamento à violência contra a mulher.
Coordenada de forma nacional, a operação mobiliza no Acre 33 profissionais da Segurança Pública, atuando de maneira integrada entre as forças estaduais. Em Cruzeiro do Sul, as ações contam com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Proteção de Crianças e Adolescentes (DEMPCA), onde parte das atividades são desenvolvidas.
A segunda-tenente Luana Torres destacou a importância da iniciativa. “Nosso papel é coordenar a operação, promovendo a integração entre as instituições, planejando estratégias no estado e garantindo que as informações sejam consolidadas na Plataforma Córtex. O objetivo é concentrar esforços em ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, mostrando que a violência contra a mulher não será tolerada. Esse trabalho fortalece a proteção às vítimas e a responsabilização dos agressores”, afirmou.
O agente Jeferson Veríssimo, da DEMPCA de Cruzeiro do Sul, ressaltou os impactos positivos da operação na comunidade. “A população passa a conhecer melhor nosso trabalho e percebe a seriedade com que lidamos com os casos de violência. Só com medidas protetivas, atendemos em média 20 mulheres por mês. Campanhas como a Shamar incentivam mais mulheres a denunciar”, disse.
Para reforçar a operação, 30 policiais militares foram mobilizados em municípios como Senador Guiomard, Capixaba, Manoel Urbano, Feijó, Mâncio Lima, Xapuri, Tarauacá, Rodrigues Alves e Plácido de Castro.
Além de fiscalizações e aplicação de medidas protetivas, a Operação Shamar envolve ações de inteligência, patrulhamento preventivo, palestras e rodas de conversa com foco na prevenção e conscientização.
A expectativa é que, até o fim de agosto, centenas de mulheres sejam alcançadas com atendimento especializado, ações educativas e encaminhamentos legais que reforcem seus direitos e garantam mais segurança em suas casas e comunidades.










