O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (18/8), uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que durou cerca de 30 minutos. Durante a conversa, Putin abordou a reunião que tevecom o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira (15/8), no Alasca, considerada pelo líder russo como “positiva”.
De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, o presidente russo compartilhou informações sobre os temas discutidos com Trump e reconheceu a atuação do Brasil no “Grupo de Amigos da Paz”, iniciativa multilateral conduzida em parceria com a China.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Putin liga para Lula após encontro com Trump no AlascaReprodução/Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República “Não vamos chorar se EUA não quiser comprar”, diz Lula sobre exportaçõesReprodução: Canal Gov Presidente da Rússia, Vladimir PutinFoto: Sputnik/Mikhail Tereshchenko/Kremlin via REUTERS Dilma em reunião com Vladimir Putin, Presidente da RússiaReprodução: Instagram/Dilma Rousseff Internet Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“Vou ter a gentileza de ligar para o Trump”, declara Lula sobre a COP30
Política
Após “treta” com ex-presidente, Trump ordena envio de submarinos nucleares para perto da Rússia
Política
Reunião secreta entre Trump e Putin vai ocorrer na próxima semana
O governo brasileiro destacou, na nota, que Lula agradeceu o telefonema e que reforça o apoio do país a esforços voltados à solução pacífica do conflito entre Rússia e Ucrânia. Do lado russo, o Kremlin registrou que o presidente brasileiro valorizou os dados transmitidos, incluindo os avanços do trabalho do grupo de mediação.
O comunicado também indicou que ambos os líderes manifestaram interesse em fortalecer o diálogo bilateral e ampliar a cooperação dentro do Brics, confirmando a disposição de aprofundar relações estratégicas entre os dois países.






