9 outubro 2024

Quase um mês após voltar ao Pantanal, Ousado, onça-pintada com patas queimadas pelos incêndios, é flagrado caçando

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Suzana Camargo

Ousado se tornou tanto o símbolo da tragédia, como da resiliência do Pantanal e da gratidão pelo trabalho de centenas de voluntários. O macho de onça-pintada foi uma das muitas vítimas dos incêndios florestais que devastaram quase 30% do bioma nos últimos meses. Em setembro, ele foi encontrado no Parque Estadual Encontro das Águas, próximo a Porto Jofre, no Mato Grosso, pela equipe de resgate de fauna da organização Ampara Silvestre.

O animal tinha queimaduras de segundo grau nas patas. Com a ajuda de entidades parceiras, ele foi levado para o Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex), em Corumbá do Goiás. Depois de mais de 20 dias de tratamento, que incluiu sessões de laser e ozônioterapia, Ousado recebeu alta veterinária em outubro, como mostramos nesta outra reportagem.

E há pouco mais de três semanas, finalmente, a onça-pintada foi levada de volta ao Pantanal. Em uma ação coordenada pelo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela reintrodução do animal na natureza, junto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Ousado foi levado em uma caixa e solto na mata.

Ousado recebeu um colar GPS para que sua readaptação pudesse ser monitorada.

Todavia, pelo flagrante feito pelo fotógrafo João Paulo Falcão há dois dias e divulgado em seu perfil no Instagram, a onça parece estar muito bem, saudável e completamente à vontade de volta ao seu habitat.

Segundo Falcão, quando ele fez a foto, Ousado estava caçando uma capivara no Parque Estadual Encontro das Águas.

Certamente é uma imagem linda e que nos traz muita esperança. Ousado está no lugar de onde nunca deveria ter saído, mas graças à dedicação de muitas pessoas e organizações que trabalham arduamente no resgate de animais (e ainda estão trabalhando), a história dessa onça-pintada teve um final de feliz.

 

Foto: João Paulo Falcão (abertura) e Cesar Leite/divulgação Ampara Silvestre

Veja Mais