7 dezembro 2025

4 plantas que ajudam a afastar carrapatos e ainda perfumam a casa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ter um quintal bonito, cheiroso e livre de carrapatos pode ser mais simples do que parece. De acordo com o biólogo Fabiano Soares, algumas plantas aromáticas ajudam a manter esses parasitas longe, criando um ambiente mais saudável tanto para os pets quanto para os humanos.

Leia também

Uma das mais eficazes, segundo Fabiano, é a lavanda. “Além de perfumar o espaço com seu aroma relaxante, ela libera óleos essenciais que incomodam os carrapatos e outros artrópodes, ajudando a mantê-los afastados”, explica o especialista.

O capim-limão, conhecido por sua ação contra mosquitos, também é eficiente contra carrapatos. “Ele tem bastante citronela na composição, o que torna um clássico no controle de pragas”, afirma Soares.

Outra boa opção é a hortelã, fácil de cultivar e dona de um cheiro refrescante. Segundo o biólogo, seu óleo essencial intenso é um verdadeiro repelente natural para carrapatos.

Já o alecrim, além de ser muito usado na cozinha, possui um aroma marcante e propriedades que também contribuem para afastar esses parasitas indesejados.

4 imagensO hortelã é uma planta com diversos benefícios para a saúdeO alecrim pode ser cultivado em vasos Lavanda: reduz a ansiedade e o estresse na menopausaFechar modal.1 de 4

Muito aromático, o capim-limão pode ser cultivado facilmente em uma horta caseira

Getty Images 2 de 4

O hortelã é uma planta com diversos benefícios para a saúde

Kinga Krzeminska/Getty Images3 de 4

O alecrim pode ser cultivado em vasos

Getty Images4 de 4

Lavanda: reduz a ansiedade e o estresse na menopausa

Getty Images

Cuidados além das plantas

Fabiano ressalta, no entanto, que o uso dessas plantas deve ser combinado com outros cuidados: “É fundamental manter o ambiente limpo, com a grama sempre aparada, evitar frestas que possam servir de abrigo e garantir que os pets estejam protegidos com coleiras ou tratamentos específicos. A soma dessas ações é o que realmente impede a proliferação dos carrapatos.”

- Publicidade -

Veja Mais