Pelo menos 16 bebês precisaram ser transferidos da UTI Neonatal do Hospital das Clínicas da UFMG nesta terça-feira (26/8), após o aparecimento de piolhos de pombos na unidade de saúde. De acordo com o Hospital das Clínicas, a área onde os bebês estavam internados não foi infestada.
O hospital informou que o aparecimento dos ácaros se dá devido à sujeira nos arredores do hospital. “Nos últimos meses, tem-se observado acúmulo de sujeira, restos de alimentos e resíduos nas ruas do entorno do hospital, o que atrai insetos, roedores e pombos, entre outros. Inclusive, é notório o aumento da população de pombos na área hospitalar de Belo Horizonte”, comunicou a instituição.
Leia também
-
Bebê estuprada e morta pelo pai estava internada com piolhos e larvas
-
Bebê de 8 meses vai parar na UTI com fraturas e suspeita de agressão
-
DF é condenado a indenizar pais de bebê morta por falta de vaga em UTI
-
Farmácia vende colírio no lugar de remédio e bebê vai parar na UTI
A unidade de saúde acrescentou que os recém-nascidos foram transferidos para outra ala do hospital, enquanto a área onde estavam é totalmente higienizada. Além disso, o hospital adotou protocolos para monitorar um possível surgimento de novos piolhos de pombos no local.
Funcionários do hospital e os pais dos bebês receberam treinamento preventivo para caso apareçam mais piolhos de pombos no hospital, já que a área de Belo Horizonte (MG) onde a unidade de saúde fica localizada, “está tomada por lixo e sujeira”, o que implica a possibilidade de surgir mais ácaros.
O Metrópoles tentou contato com a Prefeitura de Belo Horizonte sobre a situação da sujeira nas ruas da cidade, mas não conseguiu retorno. O espaço segue aberto a manifestações.






