9 de julho de 2026

Fachin recusa oferta de festa para posse como presidente do STF

Fachin recusa oferta de festa para posse como presidente do STF
Fachin recusa oferta de festa para posse como presidente do STF

O ministro Edson Fachin descartou ofertas de associações do meio jurídico que queriam organizar uma festa para celebrar a posse dele como novo presidente do STF, na próxima segunda-feira (29/9).

Fachin optou por uma cerimônia “sóbria”. O Hino Nacional será cantado pelo próprio coral do STF, o Supremo Encanto, composto em sua maioria por servidores da Corte.

- Publicidade -
Leia também

Com um perfil considerado discreto, o magistrado costuma repetir a frase: “À política o que é da política, ao direito o que é do direito”. Ao menos em tese, a postura tende a agradar a um segmento do Congresso Nacional que reclama haver ativismo judicial.

Fachin foi indicado por Dilma Rousseff ao STF e presidirá a Corte, pelos próximos dois anos, após o mandato de Luís Roberto Barroso.