6 dezembro 2025

Dia do Idoso: Entenda como a falta de vitamina B12 pode ser confundida com Alzheimer

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A vitamina B12 tem um papel mais relevante do que muitos imaginam, principalmente entre pessoas com 60 anos ou mais. A deficiência desse nutriente, comum nessa faixa etária, está associada a alterações neurológicas e cognitivas, que podem incluir fadiga, esquecimento, depressão, dificuldades de equilíbrio e coordenação, formigamentos, perda de sensibilidade e outros sintomas pouco específicos.

Pesquisas indicam ainda que a falta de B12 pode evoluir para quadros de demência em idosos, com manifestações cognitivas semelhantes às da doença de Alzheimer. O problema é que, além da gravidade dos sintomas, a carência dessa vitamina costuma se instalar de forma silenciosa, podendo permanecer sem sinais aparentes por muito tempo. Isso favorece o desenvolvimento de uma deficiência crônica, capaz de gerar danos neurológicos irreversíveis. Diferentemente do que ocorre com a vitamina D, o diagnóstico da deficiência de B12 é mais complexo.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Deficiência de vitamina B12 pode imitar sintomas do AlzheimerFreepik Deficiência de vitamina B12 pode imitar sintomas do AlzheimerFreepik Deficiência de vitamina B12 pode imitar sintomas do AlzheimerFreepik Deficiência de vitamina B12 pode imitar sintomas do AlzheimerFreepik

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Especialista cita as doenças que mais atingem os idosos e como preveni-las

Saúde
Caminhar muda a forma como o cérebro reage aos sons, aponta estudo internacional

Saúde
Fumar na adolescência pode acelerar envelhecimento dos filhos, aponta estudo

De acordo com o Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre diagnóstico, profilaxia e tratamento da deficiência de vitamina B12, os idosos integram o grupo de maior risco: a ausência da vitamina pode atingir até 40% dessa população. As causas variam desde uma alimentação inadequada até o uso de medicamentos que comprometem a absorção, passando por doenças específicas e histórico de cirurgia bariátrica.

Embora a vitamina esteja presente em alimentos de origem animal — como carnes, peixes, ovos e laticínios —, sua absorção nem sempre é eficiente nos idosos, já que depende de um processo intestinal complexo. Nessas situações, pode ser necessária a suplementação, sempre sob orientação médica. O tratamento pode ser feito por via intramuscular ou sublingual, sendo esta última considerada tão eficaz quanto a injetável, além de indolor, de rápida absorção e sem passar pelo trato gastrointestinal.

- Publicidade -

Veja Mais